O sistema mais comum para classificar o tipo de pele é de acordo com o teor de água e a secreção de sebo da pele. De acordo com este sistema, existem 4 tipos principais de pele:
Existem também outras classificações, de acordo com o estado da pele, que pode ir de sensível, desidratada a enrugada.
Uma maneira de determinar seu tipo de pele é examinar a pele “nua”: sem aplicar skincare ou maquiagem. Siga estes passos simples para determinar que tipo de pele você tem:
Continue lendo as minhas notas para descobrir mais sobre cada tipo de pele.
Pele normal refere-se a uma pele bem equilibrada, que não é nem muito oleosa nem muito seca. A produção de óleo e outros fatores que afetam a saúde da pele estão dentro da normalidade. A pele normal:
Se você tem um tipo de pele normal, no entanto, isso não significa que você nunca sentirá um pouco de secura, oleosidade ou espinhas ocasionais.
Além disso, os tipos de pele normais ainda sofrem danos causados pelo sol e outros problemas de pele devido a agressores ambientais ou à escolha do estilo de vida.
A pele mista, que é o tipo de pele mais comum, é caracterizada por uma mistura de pele oleosa e seca em diferentes partes do rosto.
Pessoas com pele mista geralmente têm pele oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) com pele seca a normal em todos os outros lugares.
A parte oleosa ficará brilhante e poderá ter poros dilatados, sinais de erupções cutâneas e cravos.
Este tipo de pele precisa de diferentes cuidados conforme a área da pele oleosa e outras áreas.
Pessoas com pele oleosa apresentam maior produção de sebo. Você tem pele oleosa se:
Normalmente, a pele oleosa é genética, mas também pode ser desencadeada por uma alteração hormonal, pelo uso de certos medicamentos e stress.
A pele seca produz menos óleo do que a pele normal, o que ajuda a reter a humidade e a proteger a pele contra fatores ambientais.
Características da pele seca:
A pele seca pode ser causada ou agravada por:
O equilíbrio da pele também vai depender de outros fatores, como: período do ciclo menstrual, clima, estações do ano, alimentação, stress, sono e outros hábitos. Por isso o tipo de pele pode variar ao longo do tempo!
Baumann, Leslie. (2008). Compreendendo e tratando vários tipos de pele: o indicador de tipo de pele Baumann. Clínicas dermatológicas. 26. 359-73, vi. 10.1016/j.det.2008.03.007.
Baumann, Leslie. (2006). A solução para o tipo de pele.Random House Publishing Group: Nova York, NY, EUA, 2007
Oliveira, R.; Ferreira, J.; Azevedo, LF; Almeida, I.F. Uma visão geral dos métodos para caracterizar o tipo de pele: foco em escalas de avaliação visual e instrumentos de autorrelato.Cosméticos 2023,10, 14. https://doi.org/10.3390/cosmetics10010014
Saiwaeo S, Arwatchananukul S, Mungmai L, Preedalikit W, Aunsri N. Classificação do tipo de pele humana usando processamento de imagem e abordagens de aprendizagem profunda. Helião. 23 de outubro de 2023;9(11):e21176. doi: 10.1016/j.heliyon.2023.e21176. PMID: 38027689; IDPM: PMC10656243.
Youn, SW; Kim, SJ; Hwang, IA; Parque, K.C. Avaliação do tipo de pele facial pela secreção sebácea: Discrepâncias entre descrições subjetivas e secreção sebácea.Pele Res. Tecnologia. 2002,8, 168–172.